Avanços à vista em Gonçalves Ferreira

Pedro Augusto

Mais um grande investimento está sendo empregado atualmente na zona rural de Caruaru. Na última segunda-feira (2), a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, deu início à pavimentação da estrada, que dá acesso a Gonçalves Ferreira – comunidade esta bastante tradicional da Capital do Agreste. Ao todo, a iniciativa está absorvendo um aporte financeiro de R$ 3,5 milhões com prazo de conclusão para oito meses. De acordo com a prefeita Raquel Lyra, que esteve acompanhando o ligar das máquinas, avanços nos mais variados aspectos serão observados tão logo as obras sejam concluídas no local. Ao todo, a ação está contemplando aproximadamente sete quilômetros de área territorial.

“Começamos esta semana com mais uma boa notícia para população caruaruense. Dentro da série de projetos que temos posto em prática com o objetivo de interligar cada vez mais a zona urbana e a rural da cidade, demos início, nesta segunda-feira (2), as obras de pavimentação e saneamento na estrada que dá acesso a Gonçalves Ferreira. Vale salientar que os moradores do Bairro São José, comunidade vizinha a Gonçalves, também será contemplada com os investimentos que estão sendo feitos. Assim que as obras forem finalizadas, esta área territorial passará a vivenciar outras realidades no tocante à mobilidade e à segurança”, destacou Raquel.

Se para a pavimentação estão sendo utilizados R$ 3,5 milhões, em contrapartida, para o saneamento básico, os investimentos estão girando na casa do 1,6 milhão. De acordo com o secretário de Obras, Rodrigo Miranda, os recursos foram garantidos, através de um convênio firmado entre os governos Municipal e Federal. “A pavimentação irá do trecho da linha do trem do Bairro São José até Gonçalves Ferreira. Consideramos esta obra gigantesca, porque facilitará bastante o fluxo de pessoas tanto da área urbana como da rural. Estamos instalando todas as drenagens e tubulações necessárias para que não haja problemas no futuro, por exemplo, com alagamentos. Assim como vem ocorrendo em outras comunidades rurais, também estamos implantando saneamento no local.”

Moradora há mais de 60 anos de Gonçalves Ferreira, a comerciante Adeílda de Souza afirmou jamais ter observado tamanho investimento na comunidade. “A prefeita Raquel Lyra está de parabéns porque foi a primeira, durante esse tempo todo, a fazer alguma coisa a mais pelo nosso distrito. Gonçalves Ferreira sempre foi uma comunidade esquecida pelos nossos governantes. Acredito que até o movimento do meu mercadinho irá melhorar depois do fim desta obra. Espero que ela não demore muito a ser concluída, porque já está todo mundo ansioso. Se Deus quiser, em 2020, poderemos usufruir dela.”

Outra residente da comunidade a enaltecer os investimentos da Prefeitura foi Berenice dos Santos. Ela chamou a atenção para valorização que, juntas, as duas obras propiciarão para os imóveis do local. “Acredito que vai melhorar tudo, ou seja, haverá valorização nos preços das casas, o movimento no comércio irá aumentar, passaremos a contar com uma maior segurança porque a iluminação será maior, enfim, Gonçalves Ferreira será outra após as obras. Fico muito feliz em poder ver o meu distrito recebendo a atenção que lhe é merecida. Coisa que não observávamos em épocas anteriores.”

De acordo com a análise do secretário municipal de Agricultura, Bruno França, as atividades agrícolas do local ficarão ainda mais fortalecidas após o término dos investimentos. “Não temos dúvidas de que, somadas, essas duas iniciativas irão melhorar e muito a vida do campo de Gonçalves Ferreira. Conhecemos de perto as produções agrícolas de lá e, na medida em que aqueles agricultores passem a contar com pavimentação e saneamento básico, a tendência de uma qualificação e fortalecimento ainda maior do setor. Eles poderão irrigar e cultivar os seus produtos com uma superior abrangência.”

MAIS INVESTIMENTOS

Gonçalves Ferreira é a quarta comunidade rural de Caruaru a ser beneficiada com pavimentação e saneamento no governo Raquel Lyra. Além dela, já receberam e ainda se encontram comportando ações do tipo Peladas, Malhada de Pedra e Juá. “Agora em dezembro estamos entregando as estradas de Peladas e de Malhada de Pedra. Em relação a do Juá, a expectativa é de que ela esteja pronta no início do próximo ano. Lajedo do Cedro e Terra Vermelha também serão contempladas”, finalizou Rodrigo Miranda. Segundo a estimativa da PMC, as obras em Gonçalves devem ser finalizadas no próximo mês de maio.

PUBLICIDADE

Comentários