Muito Carnaval na Capital do Forró

Pedro Augusto

Chegou o tempo do nosso Carnaval! Desde a última sexta-feira (14) que Caruaru – conhecida nos quatro cantos do mundo como a Capital do Forró – vem vivenciando uma vasta programação em saudação à Folia de Momo. Elaborado e posto em prática pela Fundação de Cultura e Turismo com o objetivo de resgatar as tradições na cidade, que por décadas promoveu um dos principais e mais animados eventos do tipo em Pernambuco, o Carnaval Caruaru Cultural terá o seu ponto alto em 2020, neste sábado (15), quando diversos polos estarão sendo animados por orquestras de frevo, grupos de samba, sem falar nos desfiles de blocos. Na data, ainda haverá a terceira edição do projeto Rec Beat, que costuma reunir vários talentos da cena musical pernambucana e nacional.

Os polos oferecidos são: o Pedro Sucata, na Rua João Condé; o Café com Frevo, na Praça do Banco do Brasil; o Jackson do Pandeiro, na Rua Oscar Mariano; o Inclusão na Folia, na Praça João Martins; o Estação Folia, na Estação Ferroviária; o Aldo Teixeira; na Rua dos Expedicionários, além do Corredor Carlos Fernando, na Rua Silva Jardim. Todos eles instalados no centro da cidade. Por lá, mais precisamente na Estação Ferroviária, ainda será realizada a edição do Rec Beat. A programação completa do sábado pode ser conferida no box abaixo da matéria.

Mas se engana quem acredita que o Carnaval Caruaru Cultural 2020 se restringirá apenas a esta data. No domingo (16), a festa da criançada estará garantida, a partir das 16h, no Polo Estação Folia. No local, os pequenos poderão ser divertir ao som de muito frevo, maracatu e caboclinhos, através da série de ações e atrações que serão desenvolvidas. Para realizar mais uma edição do projeto, que também contou com programação na última sexta-feira (14), através da festa “Abre Alas”, a Prefeitura desembolsou um montante de quase R$ 400 mil.

Além de caprichar na contratação de boas atrações musicais, a PMC por meio de suas secretarias, promoveu uma série de investimentos a fim de dotar o evento das melhores condições estruturais possíveis. Visitas técnicas reunindo representantes das pastas municipais e dos demais órgãos envolvidos foram realizadas, nos últimos dias, com o objetivo de se verificar e implantar as melhorias necessárias. Durante coletiva de imprensa promovida, na manhã da terça-feira (11), na Sala de Monitoramento do Palácio Jaime Nejaim, no Centro, o presidente da FCTC, Rubens Junior, ressaltou a organização do evento.

“Em paralelo à apresentação e as visitas técnicas ocorridas nos últimos dias, também realizamos os reparos apontados pelos órgãos operativos de segurança no perímetro destinado à festa. Mais uma vez houve uma interação muito grande entre a Prefeitura e as demais instituições envolvidas no evento e não temos dúvidas de que o Carnaval Caruaru Cultural 2020 ficará marcado na história da semana pré-carnavalesca da cidade como um dos melhores dos últimos tempos. Os foliões locais e de demais municípios do Estado podem colocar as suas fantasias para virem cair no passo na Capital do Agreste, porque organização e segurança são o que não estão faltando!”, disse.

E por falar em segurança, de acordo com o tenente-coronel Fred Saraiva, que esteve representando o 4º Batalhão da Polícia Militar na coletiva, em 2020, o Carnaval Cultural está contando com a atuação de mais de 200 PMs. “O evento encontra-se sendo executado com policiamentos a pé, motorizado, da cavalaria e da inteligência. Aproveitamos o espaço para solicitar à população que venha brincar em paz. Revistas serão feitas nas entradas, não será permitida a utilização de garrafas de vidro, bem como outras práticas de risco, que já são bastante conhecidas por parte dos foliões. Com todos os esforços que estão sendo empregados, projetamos um evento tranquilo.”

É o que também espera o delegado civil, Bruno Vital. De acordo com ele, a Polícia Civil encontra-se operando no evento com uma unidade móvel para o registro de ocorrências. “Além disso, a corporação ainda está com as suas delegacias reforçadas em termos de efetivo para atender as demais demandas que por ventura surgirem. Acreditamos que o Carnaval Caruaru Cultural será um sucesso no que se refere à sua organização e segurança.” Assim como as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros também se encontra atuando de forma constante no evento com a intensificação de fiscalizações.

Todo o espaço da festa está sendo monitorado por 20 câmeras. De acordo com a Secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, ainda foi reforçada a iluminação nos locais de maior vulnerabilidade. “Nossas equipes estarão nas ruas desempenhando ações que se complementam e ajudam na segurança, antes e durante a festa. O recolhimento de entulhos e metralhas no entorno, por exemplo, foi feito. Durante a programação, não será permitido o acesso com garrafas de vidro e faremos a troca por recipientes de plástico. Além disso, também trabalharemos na identificação das crianças com pulseiras e abordagens com a campanha ‘Não é Não’, da Secretaria da Mulher”, pontuou Karla, que também destacou que, neste ano, a área monitorada encontra-se três vezes maior em relação à do ano passado.

Já a limpeza dos polos está a cargo da Secretaria de Serviços Públicos, que foi responsável pela instalação de banheiros químicos em todo o perímetro do Carnaval Cultural. Em paralelo, a Secretaria de Saúde estará no evento, neste sábado, disponibilizando ponto de atendimento com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de equipe e uma ambulância do Samu. Outro ponto importante que merece destaque é o ordenamento dos ambulantes que durante a festa estão distribuídos em pontos pré-definidos e todos devidamente cadastrados.

<strong>Trânsito</strong>
Devido à montagem da festa, a partir das 5h deste sábado, algumas paradas de ônibus localizadas no Centro serão desativadas de forma interina. Até as 21h, a Destra estará realizando o fechamento das vias que integram os polos. Estarão indisponíveis para circulações de veículos: a Frei Caneca, Tiradentes, Expedicionários, Silva Filho e Mestre Pedro; do Norte, Coronel Limeira, João Condé e Coronel Francisco dos Santos, além das avenidas Major Manoel de Freitas e Rio Branco, como também a Praça Leocádio Porto.

Confira a programação deste sábado (15):
Estação Ferroviária
13h – Cortejo Bois de Caruaru
14h – La Ursa
14h30 – Grupo Papanguarte de Bezerros
15h – Caretas de Triunfo
Palco Rec-Beat
A partir das 16h
DJ 440 (PE)
Gabi da Pele Preta (PE)
Frente Cumbiero (Colômbia)
Siba (PE)
Polo Pedro Sucata
13h – Bloco Sucatinha
14h – Início do show no palco principal
Polo Café com Frevo
13h – Orquestra do Maestro Minininho
14h30 – Orquestra Itinerante
16h – Orquestra Mais do Maestro Zui
Polo Jackson do Pandeiro
13h – DJ Gutto
14h30 – Juscélio Vilela
16h – Douglas Leon
Polo Aldo Teixeira
13h – Orquestra do Batista
15h – Azulinho e Azulão
16h30 – Orquestra Nova Euterpe
Polo Inclusão na Folia
Shows com orquestras de frevo, bloco da Melhor Idade e atrações inclusivas a partir das 13h.

PUBLICIDADE

Comentários