Prefeitura realiza reunião do Comitê Juntos Pela Segurança

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, ao lado de representantes do poder público federal, estadual e demais entidades, realizou, na manhã desta terça-feira (10), a segunda reunião ordinária do ano de 2020 do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança. O início da reunião foi marcado pelo reconhecimento da prefeita Raquel Lyra ao brilhante trabalho das policiais nos festejos do carnaval da cidade, que duraram o mês inteiro. As ações contaram com a parceria da Prefeitura no cumprimento dos protocolos sem nenhum registro de ocorrência, recebendo mais de 100 mil foliões em um único final de semana.

Após análise do mapa da violência municipal, realizada pela secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, os membros do comitê discutiram sobre a redução da criminalidade nos bairros em que foram implantados os Conselhos de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural (CONSECs), destaque para a redução dos números apresentados no mês de fevereiro. “Podemos aferir a diminuição em 25% nos números de homicídios, e também a redução 1,8% nos índices de assaltos. O que mais chamou atenção foram os números apresentados no eixo do centro de nossa cidade, denotamos essa diminuição a todo o esforço coletivo da gestão municipal urbanizando os espaços, essas entregas em conjunto com as policias e a guarda municipal  nos trazem uma sensação a mais de segurança”, pontuou a secretária.

Em alusão ao mês da mulher, a secretária de Política para Mulheres, Juliana Gouveia, destacou as ações que ajudam na redução dos índices de violência em Caruaru. “As campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher; Patrulha Municipal Maria da Penha; Programa Qualifica, que trás a oportunidade para as mulheres trabalharem e conseguirem o sustento de sua família; Outubro Rosa; Mulher Empreendedora; Feira Empreendedora; Mulher que faz a diferença; Segunda Corrida e Caminhada Para Todas; Seminário de Garantia de Direitos da para Mulheres e tantas mais ações que podemos  abordar, fizeram a diferença em mais de 40 mil mulheres. Por meio dessas ações, as vidas dessas mulheres mudaram”, apontou  a secretária.

Durante a reunião, um dos pontos debatidos foi dos venezuelanos em Caruaru. “Agradeço a oportunidade de debater esse assunto na reunião, na próxima sexta-feira haverá uma reunião nas dependências da OAB, para a criação de uma força tarefa para entender melhor a situação desses refugiados em nossa cidade e em toda região”, confirmou Fernando Santos Junior, presidente da OAB. Na ocasião, o Comunitas Open Society Foundations, entidade parceira do programa Juntos Pela Segurança, mais uma vez, contribuiu com propostas para melhorar ainda mais as ações do município.

Sobre o Comitê – Consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento da Prefeitura de Caruaru, em esforço articulado com entes como o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar, Civil, Científica, Federal, Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, Bombeiro Militar, Câmara Municipal, Ministério Público, Judiciário, Disque-Denúncia, FUNASE, BIESP, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Associação de Trabalhadores Autônomos, Inspetoria de Trânsito, Penitenciária Juiz Plácido de Souza, sociedade civil, Comunittas, Acic, CONSECs e outras entidades convidadas.