Alta procura por vacinas contra a gripe

PUBLICIDADE

A demanda por vacina contra a gripe foi intensa em Caruaru durante os primeiros dias da campanha nacional, iniciada na última segunda-feira (23). De acordo com o cálculo da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 20 mil doses das vacinas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, sendo todas elas utilizadas até a última quarta-feira (25), na cidade. Uma nova remessa está prevista para chegar nos próximos dias e as unidades locais serão reabastecidas, bem como o drive-thru no Caruaru Shopping e no Polo Caruaru.

“Como forma de proteção, orientamos os idosos a não buscar as unidades básicas de saúde até nova divulgação do reabastecimento das unidades ou drive-thru”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Sarah Rafael, que também comemorou o resultado das estratégias utilizadas para a vacinação, de forma rápida e sem exposição dos idosos.

Dentre os milhares de idosos que estiveram se vacinando no início da campanha, a reportagem VANGUARDA conversou com seu Heleno da Silva. Atualmente com 67 anos, ele sabe muito bem da importância de se prevenir contra as doenças. “Com esta atitude, nós que fazemos parte da boa idade estamos nos prevenindo contra a gripe, que costuma causar vários problemas nesta altura da vida.”

Nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe estão sendo vacinados os idosos acima de 60 anos, além de profissionais de saúde. Devido à pandemia do Covid-19, o Programa Nacional de Imunização do município, juntamente com as equipes de Saúde da Família, montou estratégias para se evitar aglomeração de idosos. As unidades básicas de saúde estão atendendo em lugares abertos e arejados, como praças, bem como fazendo a vacinação pelo sistema porta a porta para idosos acima de 80 anos, acamados e domiciliados.

Assim que a nova remessa de vacinas fique disponível, também haverá vacinação noturna, no período de 17h às 19h, diariamente, nos postos de saúde da família: Vassoural I, II e III, São João da Escócia I, III e IV e Santa Rosa II, III e IV. Nas segundas e quartas no PSF Nova Caruaru; nas terças e quintas no PSF Rendeiras; nas quartas e quintas, no PSF Sinhazinha e nas quartas-feiras, no PSF Maria Auxiliadora.