Black Friday: saiba como evitar golpes durante as compras online

PUBLICIDADE

Consumidores de todo Brasil aguardam, nesta semana, por mais uma Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro. É um momento de expectativa para muita gente, que pretende aproveitar as diversas promoções e descontos para realizar as tão desejadas compras. Mas, apesar de todas as ofertas e tantas tentações, é preciso ficar atento para não ser vítima de golpes e tornar o momento de realizações de compras em pesadelo.

Para isso, vale seguir algumas dicas de especialistas, principalmente quanto a compras online – que deve aumentar mais ainda neste período de pandemia, com o distanciamento social. Para comprar pela internet deve-se ter segurança e saber sobre alguns “bizus” (macetes), como explica o coordenador dos cursos de tecnologia da informação do Centro Universitário UniFavip, Jadson Almeida.

“Não compre em sites desconhecidos. Na dúvida, há um site chamado “Reclame Aqui” e nele você encontrará informações sobre a confiabilidade de grande parte dos sites de e-commerce. Se você não encontrar o site em questão no Reclame Aqui, não negocie nada nele, nem mesmo faça o cadastro”, explica ele, que destaca a necessidade de ter atenção também ao realizar compras em sites mais conhecidos e de expressão em vendas online.

“Ainda sobre e-commerce, quando utilizar plataformas, como Mercado Livre e Aliexpress, verifique sempre a reputação do vendedor e nunca faça negociações fora do sistema da plataforma. Alguns golpistas pedem seu contato pessoal, dizem que se o pagamento acontecer fora do sistema eles darão descontos ou que o sistema está com problemas e o pagamento precisa ser fora dele”, completa Almeida.

Também sobre golpes na internet, é preciso estar atento a diversos outros meios usados por golpistas virtuais o tempo todo, independente de promoções e períodos como este da Black Friday.

Vejas algumas outras dicas para se proteger e não ser enganado.

Emprego
Não acredite em ofertas de emprego que pedem pagamentos para que você possa começar a trabalhar.
Exemplo: Quer ganhar 3 mil reais digitando documentos? Cadastre-se e compre a apostila de treinamento da nossa empresa, para ser contratado. Valor da apostila R$ 200.

Sorteio/Premiação
Não acredite em mensagens informando que você foi premiado por um sorteio ou algo similar, e que para receber a quantia é preciso preencher dados pessoais.
Exemplo: Parabéns, você foi contemplado no nosso sorteio para ganhar a Moto XYZ! Preencha o cadastro abaixo para receber nossa ligação e entrega do prêmio!

Antivírus
Use sempre um antivírus atualizado. Sabemos que eles consomem parte da velocidade do seu computador e/ou smartphone, mas também concordamos que sua segurança é mais importante, certo?!

Consulte a Experiência
Se você não se considera experiente no uso da internet, procure alguém de confiança que conheça mais sobre esse universo do que você. Há muitas pessoas que ainda estão se adaptando ao mundo digital, portanto não hesite em pedir ajuda.