Senai-PE oferta mais de 450 bolsas de estudos para cursos técnicos

PUBLICIDADE

Qualificação é um ponto essencial para construção de uma carreira. Pensando nisso, o Senai-PE oferece mais de 450 bolsas de estudos em cursos técnicos no Estado. O período de inscrição inicia nesta terça-feira (2) e segue até a próxima sexta (5).

São 466 vagas distribuídas em 14 cursos diferentes. Das vagas, 300 são presenciais e 166 são para aulas de forma remota.

As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário disponível no site do Senai-PE. O edital e informações do processo seletivo também estão disponíveis no site da instituição. As aulas têm início já no dia 22 deste mês.

Podem concorrer às bolsas pessoas de baixa renda que já concluíram o Ensino Médio e que obtiveram média superior a 500 pontos nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas nos anos de 2016, 2017, 2018 ou 2019.

A seleção para as bolsas será feita a partir da nota dos candidatos, observando-se a quantidade de vagas disponíveis. Há oportunidades para as escolas técnicas da instituição localizadas no Recife (Areias e Santo Amaro), Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Caruaru, Petrolina e Araripina.

No formato presencial, os estudantes cursarão até 20% da carga horária em uma plataforma virtual, mas toda a carga horária restante deverá ser realizada na escola. Já no formato a distância (EAD), as aulas são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e há encontros aos sábados, presenciais e obrigatórios.

“Os cursos do Senai são reconhecidos pela sua abordagem prática: os nossos alunos aprendem fazendo. Queremos preparar os melhores profissionais para a indústria e fortalecer o mercado de trabalho”, explica a diretora de Educação do Senai-PE, Carla Abigail.

O resultado do processo seletivo será divulgado na próxima segunda-feira (8). As matrículas deverão ser realizadas na escola técnica indicada pelo candidato entre os dias 9 e 11 de fevereiro.

No ato da matrícula, o estudante deverá apresentar uma autodeclaração da condição de baixa renda e comprovante contendo as notas do ENEM, além das cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar ou documento da escola; documento de identificação (RG, CNH, Passaporte ou CTPS); CPF; e comprovante de residência. Estudantes com menos de 18 anos devem entregar, também, as cópias do documento de identificação e do CPF de seus pais ou responsáveis.

Veja abaixo a lista das vagas por escolas: 
SENAI Araripina
Eletrotécnica (EAD) – 5 vagas
Eletromecânica (Presencial) – 10 vagas

SENAI Areias
Manutenção e Suporte em Informática (EAD) – 18 vagas
Redes de Computadores (EAD) – 18 vagas
Administração (Presencial) – 10 vagas
Eletrotécnica (Presencial) – 10 vagas
Informática (Presencial) – 5 vagas
Redes de Computadores (Presencial) – 15 vagas

SENAI Cabo
Eletrotécnica (EAD) – 5 vagas
Logística (EAD) – 25 vagas
Logística (Presencial) – 15 vagas
Mecânica Presencial/Manhã) 15 vagas
Mecânica (Presencial/Noite) – 15 vagas
Eletromecânica (Presencial) – 15 vagas

SENAI Caruaru
Eletromecânica (EAD) – 15 vagas
Manutenção Automotiva (EAD) – 15 vagas
Eletrotécnica (Presencial) – 15 vagas

SENAI Ipojuca
Segurança do Trabalho (EAD) – 30 vagas
Plástico (Presencial) – 10 vagas

SENAI Paulista
Administração (Presencial) – 20 vagas
Logística (Presencial) – 20 vagas
Química (Presencial) – 10 vagas

SENAI Petrolina
Eletrotécnica (EAD) – 15 vagas
Eletrotécnica (Presencial) – 15 vagas

SENAI Santo Amaro
Segurança do Trabalho (EAD) – 20 vagas
Administração (Presencial) – 20 vagas
Edificações (Presencial) – 15 vagas
Eletromecânica (Presencial) – 20 vagas
Mecânica (Presencial) – 10 vagas
Mecatrônica (Presencial) – 10 vagas
Segurança do Trabalho (Presencial) – 25 vagas

Folhape