Defesa Civil de Caruaru orienta moradores dos morros e encostas para dias de chuva

PUBLICIDADE

As pancadas de chuva, típicas do verão, fazem parte da previsão para os próximos meses em Caruaru, segundo a Defesa Civil. O alerta para os cuidados preventivos e sinais de perigo vai, principalmente, para os moradores das áreas de risco alto (morros e encostas).

Um dos aspectos mais importantes para evitar o deslizamento é a consciência sobre a conservação do ambiente e a importância da vegetação dos morros. São várias as funções, começando pela copa das árvores, que ‘seguram’ parte da chuva. “Qualquer sinal de mudança no cenário da moradia ou do entorno, como surgimento de água barrenta, trinca em parede ou no piso, árvore e poste inclinados, o munícipe deve ligar imediatamente para o (81) 98384-2411 ou 199, número de emergência da Defesa Civil, que funciona 24 horas”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Kleber Aleksander.

A Defesa Civil Municipal tem a função de articular e coordenar ações preventivas, de socorro, assistenciais e de recuperação, com o objetivo de salvar vidas, assistir à população prejudicada e evitar prejuízos, recuperando ou reconstruindo cenários afetados por calamidades, quando necessário. Sua estratégia está centrada no planejamento e desenvolvimento de medidas que evitem desastres ou minimizem suas consequências.