Atletas contemplados com o programa Bolsa Atleta são apresentados

PUBLICIDADE

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), por meio da Gerência de Esporte e Lazer, deu as boas-vindas aos 27 atletas contemplados com o Programa Bolsa Atleta. Este ano, a cerimônia foi atípica, de forma online, na noite desta terça-feira (9), com a presença da Prefeita Raquel Lyra e todos os esportistas selecionados. Os valores das bolsas variam entre R$ 300,00 (trezentos reais), podendo chegar até R$ 1.000,00 (um mil reais).

Para Raquel Lyra, assim como na Educação, investir no Esporte é um trabalho que tem início, meio, mas não tem fim. “Sei da importância desse programa para os atletas da nossa cidade, assim como sei também da importância de termos espaços para incentivar a prática de esportes. A gente está em um tempo desafiador, por conta da pandemia, mas tenho certeza que, em breve, estaremos reunidos trazendo medalhas e comemorando vitórias. Vamos continuar incentivando o esporte em nossa cidade, tanto com a manutenção do Bolsa Atleta, quanto na construção de novos espaços”, reforçou a prefeita.

As categorias de concessão da bolsa vão desde a Estudantil até o Olímpico/Paraolímpico, e o intuito é auxiliar os atletas a cobrirem gastos mensais, a exemplo de alimentação, educação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, bem como medicamentos, suplementos alimentares, transportes urbanos para competições, aquisição de material esportivo, entre outros benefícios. Ao todo, foram contemplados 27 atletas, distribuídos nas categorias Regional, Nacional A e Nacional B, os quais utilizarão a bolsa no período de fevereiro a dezembro de 2021.

De acordo com Allysson Florêncio, gerente de Esporte e Lazer, neste ano ocorreu uma redistribuição da bolsa, conforme previsto no artigo 7 do edital. “Foram 46 inscrições, sendo que não houve inscrição de atletas na categoria Estudantil e nem na Olímpica/Paraolímpica, e as inscrições das categorias Internacional A e B não cumpriram com a comprovação técnica e documental”, informou.

Ainda segundo o gerente, o destaque deste ano foi a participação e aprovação de atletas de modalidades novas, como o Ketlebell e Duathlon. “Destacamos também o aumento de atletas inscritos, o acréscimo da concorrência e a participação de atletas de novas modalidades, além do período de concessão da bolsa, que passou de nove meses, no ano anterior, para 11 meses, em 2021”, disse. “Essa era uma solicitação dos atletas para que este prazo fosse aumentado para desde do início do ano”, concluiu Allysson Florêncio.

Segue a lista dos atletas contemplados:

Categoria Regional:

1 – Dayara Domingos Quaresma Martins de Freitas – Judô
2 – Eduardo Zacarias Ramos – Tênis de Mesa
3 – Jedson Benício Soares – Atletismo
4 – Lucas Matheus Queiroz Silva – Judô
5 – Maria Eduarda Cavalcanti Cruz – Judô
6 – Milena Stefani Ferreira da Silva – Karate
7 – Nathan Nunes Barreto – Ciclismo BMX
8 – Nicoly Gabriely Vieira de Santana – Karate
9 – Rafael do Rego Barros Pimentel – Tênis de Mesa
10 – Ricardo Olegário Sena do Nascimento – Halterofilismo
11 – Sofia Emanuelle Nunes Barreto – Ciclismo BMX
12 – Vitória Gabrieli Rafael – Natação

Categoria Nacional A:

1 – Álvaro César Coutinho – Duathlon
2 – Caio Augusto Morais Monteiro – Duathlon
3 – Maria Eduarda de Freitas da Silva- Karatê
4 – Maria Gabriela Cristina Pereira Mousinho – Karatê
5 – Tamires Santos Ferreira – Ketlebell

Categoria Nacional B:

1 – Camilla Mirely Medeiros da Silva – Karatê
2 – Denilson Raimundo de Souza – Halterofilismo
3 – Eduardo Jose de Melo Santos – Judô
4 – Jenniffer Ially de Santana Lopes – Karatê
5 – Jordan Mayron Pereira Ramos de França – Kung-Fu
6 – Jordânia Luiza Pereira Ramos de França – Kung Fu
7 – José Victor Pedrosa da Silva – Karatê
8 – Joucelio Garcês Santos – Judô
9 – Maria José Silva – Halterofilismo
10 – Vitor Cesar Alves dos Santos – Karatê