Prefeitura de Caruaru intensifica fiscalização de empresas de recolhimento de entulhos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, anuncia a intensificação na fiscalização de empresas de recolhimento de entulhos/metralhas no município. A ação teve início no último final de semana e 20 caçambas dispostas irregularmente foram apreendidas. O serviço segue até que as empresas se regularizem quanto ao condicionamento correto dos entulhos.

De acordo com Ytalo Farias, secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, a medida engloba questões ambientais e de segurança urbana. “O condicionamento inadequado de entulhos da construção civil dificulta o trânsito em via pública, oferecendo riscos aos motoristas e pedestres, além de ser um vetor de proliferação de insetos e animais, como ratos, aranhas e escorpiões”, explica.

O secretário ressalta que o gerador do entulho é obrigado, por lei, a destinar de maneira adequada os resíduos da construção civil. Estes precisam ser condicionados em via pública dentro de caçambas estacionárias (Papa Metralha) em bom estado, sinalizadas, identificadas, com pelo menos 8 metros de distância de esquinas, sem causar bloqueio da via e sem exceder a borda superior.

“Os resíduos da construção civil jamais devem ser despejados na rua, terrenos, rios ou canais. A dispensa irregular de entulhos é infração sujeita a multa de até R$ 5 mil, dependendo do volume do material”, finalizou Ytalo.