Central de Abastecimento de Caruaru firma parceria com projeto da UFPE para combater desperdícios de alimentos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento, firmou uma parceria com estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, que integram o projeto Enactus, com o intuito de combater o desperdício e evitar o descarte de alimentos fora dos padrões de venda que são comercializados na Ceaca. A ação busca garantir a segurança alimentar à população em vulnerabilidade social, além de contribuir para a erradicação da pobreza.

Outro ponto defendido pelo projeto é diminuir o descarte orgânico, trazendo custo-benefício para o meio ambiente, através da produção de produtos inovadores e saudáveis, trabalhando ainda um ciclo de reaproveitamento de resíduos na compostagem. Também beneficia mulheres do Bairro Santa Rosa, que fazem parte do projeto Enactus e que buscam a independência financeira, incentivando a produção artesanal de uma série de produtos.

Semanalmente são descartadas quatro mil toneladas de frutas e verduras na Ceaca. Para a presidente da Central de Abastecimento, Thallyta Figueroa, a parceria veio em boa hora. “O desperdício é uma preocupação em todo o mundo e essa parceria, entre a Ceaca e a Enactus, vai proporcionar o aproveitamento integral dos alimentos que seriam jogados fora por estarem visualmente sem condição de venda”, enfatizou.

A parceria ainda conta com o apoio das secretarias de Políticas para Mulheres e de Ação Social, que irão mapear as áreas mais necessitadas para receberem as frutas e verduras e, ainda, disponibilizar um local para que as mulheres produzam os alimentos. “Essa parceria irá possibilitar às mulheres, que vivem em áreas de vulnerabilidade, empreender, se desenvolver e conseguir uma renda extra diante da pandemia”, concluiu a presidente da Ceaca.

SOBRE O ENACTUS:

O Enactus é uma organização mundial que incentiva estudantes de universidades a criarem projetos a partir de ações empreendedoras para melhorar, de modo sustentável, as condições de vida das pessoas que vivem em comunidades, desenvolvendo negócios em busca de soluções empreendedoras e sociais.