Aline Nascimento lança Mentoria Mulheres na Política

PUBLICIDADE

Num país onde cerca de 52,5% do eleitorado é formado por mulheres, o número de vereadoras eleitas representa apenas 16% dos escolhidos para as câmaras municipais em 2020. Os dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçam a ideia de que a política ainda é um ambiente predominantemente masculino e que essa realidade precisa mudar.

Pensando nisso, a vereadora de Caruaru, Aline Nascimento, criou um programa para ajudar mulheres que têm interesse pela vida política. O “Mentoria Mulheres na Política” chega com o propósito de auxiliar possíveis futuras candidatas a entenderem melhor o universo político e o dia a dia de uma parlamentar.

No programa, as selecionadas vão acompanhar Aline durante um ano, em encontros quinzenais, na sua rotina como vereadora. “O ideal é que elas participem de cada atividade de forma presencial. Desde uma sessão ordinária a uma reunião para elaboração de requerimento ou projeto de lei, que estejam comigo visitando comunidades e ouvindo as demandas da população”, explicou Aline.

A cada 60 dias, as mentoradas vão passar por uma avaliação para acompanhamento e, ao final, receberão um certificado de participação. As inscrições estão abertas até o dia 25 de junho e podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKH5FYvC3fICdrpePCTvoJWgiMq1R3AFjqAYfVjAlkL6KHUw/viewform?usp=sf_link. Após a inscrição, as candidatas vão passar por um processo de seleção com a vereadora.

“É preciso que as mulheres queiram participar ativamente da política e isso precisa de incentivo. Não as vejo como prováveis concorrentes, mas como mulheres que podem me ajudar a fazer uma sociedade mais justa, menos desigual. Se eu posso ser um exemplo de que é possível, então serei”, pontuou a jovem parlamentar.