Após morte por Covid-19, Papa nomeia novo bispo para a Diocese de Palmares

PUBLICIDADE
O Papa Francisco nomeou dom Fernando Barbosa dos Santos, como bispo de Palmares, na Zona da Mata Sul, nesta quarta-feira (9), transferindo-o da Prelazia de Tefé, no Amazonas, onde estava há 7 anos. O religioso tem 57 anos de idade, é natural de Sertânia, no Sertão do Moxotó. A diocese de Palmares encontrava-se vacante desde o falecimento de seu titular dom Henrique Soares da Costa, no dia 18 de julho de 2020 por Covid-19, e ficou sob os cuidados pastorais do padre Norberto Penzkofer, eleito administrador diocesano por seu Colégio de Consultores em 21 de julho de 2020.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, deu as boas-vindas ao novo bispo de Palmares. “Começamos o dia com uma grande notícia. A transferência de Dom Fernando Barbosa dos Santos, até então Bispo da prelazia de Tefé, para a nossa Diocese Sufragânea de Palmares. A cidade estava vacante já há um ano, aproximadamente, esperando o sucesso de Dom Henrique Soares, que repentinamente partiu pra casa do Pai, por conta do vírus Covid-19, de que foi vítima. Seja muito bem-vindo, Dom Fernando, você que é um lazarista, com característica missionária, e que vem por meio de nós para somar. A Diocese de Palmares, e todos nós, lhe acolhemos de alegria. Bendito o que vem, em nome do Senhor”, disse o arcebispo.

A prelazia de Tefé é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à arquidiocese de Manaus, e ao regional Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima) da CNBB.

O padre Norberto Penzkofer também se manifestou diante da nomeação do novo bispo para a diocese de Palmares. “Dom Fernando me disse que, com muita alegria, vai a Palmares. Muito grato ao Santo Padre, por lhe confiar esta nova missão. Tanto mais, somos nós, alegres que recebemos Dom Fernando como nosso Pastor. E queremos dizer que nossos corações e nossos braços estão abertos, que a partir de hoje, nas missas vamos rezar por ele e, pensamos que será um pastoreiro muito frutuoso”.

Trajetória de dom Fernando Barbosa

Dom Fernando Barbosa foi nomeado bispo da prelazia de Tefé (AM) em 14 de maio de 2014.  Até então, o padre Fernando atuava como pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza (CE). A prelazia de Tefé (AM) estava vacante desde dezembro de 2012, com a transferência de dom Sérgio Eduardo Castriani para a arquidiocese de Manaus (AM).

Dom Fernando Barbosa foi o quarto bispo da prelazia. Ele nasceu no dia 5 de março de 1967 na cidade de Sertânia (PE). Estudou filosofia no Instituto de Filosofia dos Salesianos em Recife (PE) e, em 1991, concluiu os estudos teológicos no Instituto Regional de Pastoral em Belém-PA.

Ele foi pároco na Paróquia de Santo Antônio, em 1996, na cidade de Quixeramobim (CE). Atuou como diretor em dois seminários: em 1997, no Seminário propedêutico da Província de Fortaleza; e de 2000 a 2003, no Seminário de Teologia São Vicente de Paulo, em Belém (PA).

Em 2002, participou de uma formação de espiritualidade Vicentina, em Paris, França. Até 2013 atuou como coordenador do Setor Oeste na Região São José, na arquidiocese de Fortaleza e, atualmente, é assessor do centro de Juventude da região São José, também, na arquidiocese de Fortaleza.

Diario de Pernambuco