SDS lança programa para recuperar bicicletas roubadas em Pernambuco

PUBLICIDADE

A Secretaria de Defesa Social (SDS) lançou o programa Alerta Bike com o objetivo de combater o comércio ilegal, furtos e roubos de bicicletas. A iniciativa permite que cidadãos cadastrem informações sobre suas bicicletas, que poderão ser recuperadas por meio dos dados registrados no sistema.

Para se cadastrar, é necessário entrar no site do Alerta Bike e cadastre login e senha. Na sequencia, a ferramenta pedirá os dados da bicicleta como marca, modelo, tipo, aro, cor e chassi. Essa numeração pode ser encontrada, por exemplo, abaixo da caixa do movimento central, próximo à gancheira e do cubo da roda traseira, perto da braçadeira do selim, e/ou na parte frontal do quadro da bicicleta. Caso a pessoa seja furtada ou roubada, é necessário  entrar no site e clicar no botão de alerta. O usuário também pode incluir uma foto ao lado do bem.

De acordo com a SDS, as informações ficarão disponíveis na plataforma de consulta dos policiais e, em uma averiguação, o policial irá checar se a bicicleta é roubada e, quando for o caso, fará a prisão do indivíduo e o resgate do veículo. Ainda segundo a pasta, caso o boletim de ocorrência não seja realizado em até 48 horas após o registro no site, automaticamente o sistema retira o sinal de alerta.

A SDS informou que de 2017 a 2020, houve um aumento de 19% nos roubos e furtos de bicicletas. Nos primeiros cinco meses deste ano de 2021, são 1.295 boletins de ocorrência indicando roubos e furtos de bicicletas. A Secretaria também comunicou que o Alerta Bike funcionará no mesmo formato do Alerta Celular, e os mesmos login e senha funcionam para os dois programas.