Autoridades lamentam a morte do ex-governador Joaquim Francisco

PUBLICIDADE

Por meio de nota, autoridades lamentam o falecimento do ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, que faleceu na tarde desta terça-feira (3), aos 73 anos. Joaquim lutava contra um câncer no pâncreas e estava internado há cerca de dois meses no Hospital Português.

O velório ocorrerá, nesta quarta-feira, a partir das 8h às 12h, no Palácio Campo das Princesas, área Central do Recife. Em seguida, o corpo será cremado no Cemitério Morada da Paz, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), em cerimônia fechada para familiares.

Joaquim Francisco também foi prefeito do Recife, deputado federal, ministro e um importante articulador político do Estado. Ele era casado há 49 anos com Silvia Couceiro e deixa três filhas, Luciana, Fernanda e Cristiana, e deixa cinco netos.

Depoimentos

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB)

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.

Prefeito do Recife, João Campos

Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor. Estamos decretando luto oficial de 7 dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses.

Presidente da Assembleaia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Eriberto Medeiros (PP)

Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança. Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável. A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.

Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo

Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Tive a honra de começar a minha vida pública como seu oficial de gabinete no governo de Pernambuco. Conciliador, firme, homem de palavra. Nunca abriu mão de seus princípios. Governador, prefeito do Recife, ministro de Estado, deputado federal. Honrou como poucos a tradição pernambucana. Exemplo de homem público, fará muita falta. Hoje perdi um amigo, um conselheiro. Meus sentimentos a sua esposa, Silvia, às filhas e netos e a todos os milhares de amigos e admiradores que Joaquim cultivou ao longo dos anos.

Presidente estadual do PSDB e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra

Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida.

Deputada estadual Alessandra Vireira (PSDB)

Recebi com pesar a notícia do falecimento do querido Joaquim Francisco, a quem tenho profunda admiração pelo político inspirador e por sua história no nosso estado como governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal. Nosso último encontro foi on-line, há um ano, durante o Projeto 100 Dias, quando o convidei para palestrar aos tucanos sobre os desafios de uma eleição marcada pela pandemia. Sentar para ouvir suas histórias era sempre agradável, foram verdadeiros momentos de aprendizado. Pernambuco perde com sua partida. Meus sentimentos à família.

Presidente do Podemos e deputado federal, Ricardo Teobaldo

Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente. A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos.

Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos

A Fundação Joaquim Nabuco lamenta o falecimento do ex-ministro e ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Advogado e político, deixa um legado ao País por sua atuação na vida pública. Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências.

Deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade)

Recebi com tristeza a notícia da morte do ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife Joaquim Francisco. Como gestor público, entregou grandes equipamentos e obras para capital e ao nosso estado. Entre os exemplos, estão os Parques de Santana e o 13 de Maio, verdadeiros patrimônios do Recife. Na Câmara dos Deputados, se destacou por sua postura combativa em favor de Pernambuco e pelo cuidado com o dinheiro público, a exemplo de sua passagem pela Presidência da Comissão Especial, onde lutou pela aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Joaquim Francisco era um homem de bem, correto e um exemplo para nossa política nacional. Ele deixa um vazio muito grande para nossa geração.

Presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB)

A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares.

Vereador do Recife, Samuel Salazar (MDB)

É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento, aos 73 anos, do ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife,Joaquim Francisco. Sua passagem representa uma grande perda para a política pernambucana. Desejo conforto aos familiares, amigos e admiradores deste ilustre pernambucano.

Deputado federal Daniel Coelho (Cidadania)

Meus sentimentos para todos amigos e familiares do ex governador Joaquim Francisco. Em 2016, Joaquim foi para mim, um apoiador e conselheiro. Para Pernambuco, um homem público sério, competente e realizador. Que Deus dê conforto e paz a sua família nessa hora difícil.

Presidente estadual do Republicanos e deputado federal, Silvio Costa Filho

Lamento profundamente a morte do ex-governador Joaquim Francisco, que também exerceu o mandato de prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Um homem inteligente, que prezou pela boa política, pelo diálogo e, acima de tudo, sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Nesse momento de dor, em nome da ex-primeira-dama Drª Silvia Cavalcanti, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública.

Deputado federal Danilo Cabral (PSB)

Registramos com profundo e sincero pesar o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim faz parte de uma estirpe política que traz as marcas do compromisso intransigente com os valores morais mais caros de Pernambuco. Sério, decente, correto, leal, probo, esse era Joaquim. Teve a oportunidade de, como homem público que ocupou diversos cargos, através dos seus gestos e atitudes, sempre expressar o espírito altivo e o irredentismo de Pernambuco. No momento tão desafiador que vivemos, o legado de Joaquim servirá de farol para nosso País, nosso Estado e nossa gente. Em nome de sua mulher Silvia e seus filhos, e do fraterno amigo secretário da Casa Civil, José Francisco Neto, prestamos nossa solidariedade à família. Que Deus o guarde em merecido lugar e conforte toda a família.

Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em nome do seu presidente José Patriota, lamenta com pesar a morte do ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife e ex-ministro, Joaquim Francisco. Seu legado ficará eternizado nos trabalhos desenvolvidos ao longo de sua vida. Neste momento de dor, pedimos a Deus para que conforte o coração de seus familiares e amigos.

Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes

Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Tínhamos uma relação forte de amizade. Recordo com muito carinho de uma conversa informal que tivemos. Eu perguntei sobre o ensinamento que ele poderia dar para a vida. Ele me respondeu: lealdade e gratidão. Passei a levar essa resposta como um mantra em cada passo que dou. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares. Siga em paz amigo.

Presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira

É com profundo pesar que recebo a triste notícia de que Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus maiores líderes, um dos grandes pensadores e entusiasta da boa política. De uma trajetória marcada por grandes feitos e laços construídos em favor do nosso estado, destacou-se como prefeito, deputado federal, ministro e governador de Pernambuco. Construímos uma boa relação, da qual, com certeza, sentirei muita falta. Deixo aos familiares, amigos e apoiadores, meus mais sinceros sentimentos.

Presidente estadual do PSC e deputado federal, André Ferreira

Pernambuco perdeu hoje um dos seus mais ilustres filhos. Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Homem público que honrava a política, Joaquim deixou a sua marca de seriedade e competência no trato da coisa pública por onde passou, quer seja na Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, como ministro ou na Câmara de Deputados. Que Deus console a sua esposa Silvia, filhas e familiares.

Deputado estadual Manoel Ferreira (PSC)

A partida do ex-governador Joaquim Francisco deixa uma imensa lacuna na política pernambucana. Prefeito, ministro, governador, deputado federal, em todos os cargos pelos quais passou deixou marcas de trabalho e excelência. Que a sua esposa Sílvia, filhas e demais familiares encontrem conforto e força em Deus.

Senador Humberto Costa (PT)

Lamento profundamente a morte do ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Joaquim sempre foi um político muito firme, prezava pelo diálogo. Já fui oposição ao governo dele na câmara e sempre nos respeitamos. Deixo meu abraço e meus sentimentos a toda sua família.

Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB)

Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência política para Pernambuco. Com a trajetória marcada pela correção e a ética, Joaquim Francisco estava à frente de todos os debates sobre a política de Pernambuco. Deixa como legado relevantes serviços prestados ao nosso Estado como prefeito do Recife, governador, ministro de Estado e deputado federal. Minha solidariedade aos familiares e amigos.

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB)

Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente. Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo. Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco.

Vereador do Recife, Alcides Cardoso (DEM)

Recebi há pouco a notícia do falecimento do grande político, amigo e um dos meus maiores mentores na vida pública, Joaquim Francisco. Uma perda irreparável para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil, de um homem público que nunca deixou de contribuir para a melhoria do nosso estado. Aos 73 anos, deixa um currículo como poucos na história de Pernambuco: foi Prefeito do Recife, Deputado Federal, Ministro do Interior e Governador do Estado, além da várias outras funções institucionais. Atuava no momento nos bastidores e foi fundamental na construção da minha vida pública desde o princípio. Lembro-me que, em 1988, dei a ele meu primeiro voto a prefeito do Recife. Desde então, a admiração e o respeito só aumentaram. Exatamente por isso, quando decidi me candidatar a vereador, ele foi um dos primeiros a saber e me deu a sua aprovação e todo suporte. Me disse que o Recife precisava de homens dispostos a dedicar a vida a essa cidade, como ele havia feito, e que estaria ao meu lado apoiando e contribuindo para o mandato. Por isso, para mim, há um sentimento de orfandade. Aos familiares e amigos, deixo aqui meus sentimentos. Em especial, à sua esposa Silvia, aos filhos e netos. Perde o Recife, perde Pernambuco, perde o Brasil.

Deputada estadual Priscila Krause (DEM)

“Sou mais Recife, sou mais Joaquim. Meu voto vale muito, meu voto é Joaquim”. O slogan da campanha de 1988 à Prefeitura do Recife bate forte no coração. No dia de hoje, com a partida de Joaquim Francisco, tantas lembranças e, principalmente, aprendizados vêm à tona. Como militante partidária, ainda sem o título de eleitor, também aprendi a amar e lutar pelo Recife pelo olhar dele. De lá para cá, a política e a amizade familiar nos uniu de forma definitiva. Não imaginava que lá na frente teria a honra e a responsabilidade de receber o seu importante e decisivo apoio para nossas batalhas políticas e eleitorais. Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados. Referência nacional de administração pública séria e eficaz, Joaquim deixa como um dos grandes legados à nação a exitosa e atualíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi um dos principais formuladores, celebrando o zelo que lhe foi peculiar – e já faz tanta falta – no trato da coisa pública. Sílvia, filhas, genros e netos, recebam o meu abraço apertado e muitas orações, na certeza de que Deus nos dá forças. Joaquim sempre estará vivo por meio de seu legado, exemplo de dignidade e compromisso público.

Presidente estadual do PSD e deputado federal, André de Paula

Foi com imensa tristeza e profundo pesar que recebi, há pouco, a notícia do falecimento de um amigo muito querido, por quem sempre tive um enorme carinho, admiração e respeito: o ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, aos 73 anos. Ao longo de todos esses anos, fiz questão de destacar, em cada oportunidade que tive, o quanto Joaquim marcou, de forma bastante intensa, a minha trajetória na vida pública – seja no meu primeiro mandato de vereador, exercido enquanto ele era prefeito do Recife pela segunda vez; seja no meu primeiro mandato de deputado estadual, quando integrei, na Assembleia Legislativa, a base de apoio ao governo dele. Em diversos momentos da minha caminhada política, refletem-se as lições valiosas que aprendi com o mestre Joaquim Francisco: um homem correto, honrado e que se doou completamente a tudo que estivesse relacionado a Pernambuco e aos pernambucanos. Neste dia tão triste, peço a Deus que esteja consolando os corações de sua esposa, @silvia.couceiro , de suas filhas, Luciana, Fernanda e Cristiane, dos demais familiares e da legião de amigos que sempre estiveram ao lado de Joaquim. Que o meu amigo descanse em paz. A Deus, Joaquim Francisco!

Deputada federal Marília Arraes (PT)

A capacidade de dialogar sempre foi uma das marcas do ex-governador Joaquim Francisco, que faleceu hoje. Uma vida dedicada a Pernambuco e a política, que ele sempre dizia fazer parte do ar que respirava. E fazia. Com um humor peculiar e uma curiosidade grande sobre tudo, era mestre na arte de conversar, fosse qual fosse o tema. Em sua trajetória ocupou dezenas de cargos no Executivo (municipal, estadual e federal) e no Legislativo (estadual e federal). Foi prefeito do Recife por duas vezes, governador de Pernambuco, deputado federal e ministro do Interior. Toda minha solidariedade à família.

Presidente estadual do DEM, ex-ministro Mendonça Filho

Pernambuco e a política perdem um homem público íntegro, inovador, ousado, de posições firmes e que deixou sua marca na história de Pernambuco como prefeito do Recife, como governador, como deputado federal e como ministro. Nós do Democratas, perdemos um amigo querido, com quem tivemos o privilégio de compartilhar, como correligionários, parte de sua trajetória como homem público.
Nós do Democratas abraçamos dona Silvia, as filhas, Fernanda, Luciana e Cristiana, os cinco netos, familiares e amigos.

Deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC)

Pernambuco perde a referência e a liderança de Joaquim Francisco. Em todas as funções públicas que desempenhou, Joaquim deixou como marca maior o amor pelo nosso estado. Foi deputado constituinte, ministro, prefeito do Recife e governador do estado se pautando pela ética e transparência em todas as funções que exerceu. Homem público de posicionamento firme, Joaquim sempre será lembrado pelos enormes serviços prestados ao estado de Pernambuco. Os nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos amigos e familiares.

Deputado estadual Antônio Coelho (DEM)

Foi com grande pesar que recebi a triste notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde, hoje, mais uma de suas importantes lideranças políticas. Um homem público ético, conhecedor dos problemas do nosso Estado, comprometido com o desenvolvimento do seu povo e com uma folha ampla de serviços prestados aos pernambucanos. O mesmo entusiasmo apresentava para defender os interesses dos brasileiros assim como o fez no papel importante que exerceu no período de redemocratização do Brasil como deputado federal constituinte. O diálogo e o debate de ideias sempre foram seus principais instrumentos em toda a sua atuação pública. É mais uma voz forte que nos fará falta. Na memória ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo. A familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos!

Prefeita de Igarassu, Professora Elcione Ramos (PTB)

Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos do ex-governador Joaquim Francisco , um homem gentil , aberto ao diálogo e que sempre enaltecia nosso Pernambuco. Dr. Joaquim tinha a elegância no trato com as pessoas, foi um diplomata por onde passou com suas várias missões políticas, seja aqui no nosso estado e no país . Manisfesto meu profundo pesar pela grande perda que estamos vivendo neste dia de luto, mas com a certeza que fica o legado de um grande homem público. Vou sentir muita falta do seu sotaque pernambucanês. Vai com Deus , amigo.

Presidente estadual do MDB e deputado federal, Raul Henry

Nos deixou, hoje, o ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem que honrou a atividade política em todos os cargos públicos que ocupou. Teve uma trajetória vitoriosa e prestou relevantes serviços ao Recife, como seu prefeito em duas ocasiões, ao estado de Pernambuco, na condição de governador, e ao Brasil, como deputado e ministro. No exercício do mandato parlamentar, foi relator da Lei de Responsabilidade Fiscal, determinante para o equilíbrio das contas públicas do país e para a recuperação da confiança naquele período de reconstrução da nossa economia. Deixa uma enorme lacuna na vida pública de Pernambuco e do Brasil. Transmitimos nosso profundo sentimento de pesar à sua família e aos seus muitos amigos.

Deputado federal Gonzaga Patriota (PSB)

Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-governador e deputado por Pernambuco, Joaquim Francisco. Perdemos um dos atores políticos do nosso Estado, que deu importantes contribuições para o desenvolvimento de Pernambuco. Sua partida deixa uma enorme lacuna, porque a sua coleção de legados é inesgotável. Ofereço as minhas condolências à família e aos amigos do ilustre e querido Joaquim Francisco, nesse momento de dor, partida e profunda superação.

Deputado defederal Tadeu Alencar (PSB)

O passamento do Ex-Governador Joaquim Francisco é uma enorme perda para Pernambuco. Político que ocupou os mais importantes cargos na vida pública: Prefeito, Deputado Federal, Ministro e Governador do Estado. Era uma apaixonado pela pernambucanidade. Meu amigo. Fará falta!

Deputado federal Fernando Monteiro (PP)

Perdemos hoje um grande homem público. O ex-governador Joaquim Francisco fez sua trajetória na política sempre representando os pernambucanos com firmeza e capacidade de diálogo. Na década de 90 fui às ruas como seu militante. Continuará sendo referência para todos nós. Meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares, em especial à sua esposa Sílvia e suas filhas Fernanda, Luciana e Cristiana.

Ex-governador João Lyra Neto (PSDB)

É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, com quem tive a honra de conviver. Joaquim além de político leal e competente, que marcou história, era um ser humano íntegro. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande referência.

Diario de Pernambuco